sábado, 23 de agosto de 2008

Isabel Ferreira da guerrilha para as artes


Isabel Ferreira, dramaturga angolana participará da mesa de conferência Dramaturgia Lusófona no dia 28.08 às 10 horas no Teatro 4 de Setembro, dentro da programação do Festival de teatro Lusófono. A dramaturga já se encontra em Teresina.


Isabel Ferreira nasceu em Luanda, a 24 de maio de 1958, e ainda menina pegou em armas. Mas entre a guerrilha e a música – diz a escritora –, a arte falou mais alto e ela passou a fazer parte de um grupo musical que tinha como objetivo elevar a moral dos guerrilheiros nas frentes de combate.Formada em Direito, em Luanda-Angola e na Escola Superior de Teatro e Cinema na Amadora-Portugal.


Paralelamente à música, Isabel Ferreira concluiu o curso de Direito. Advogou em Huíla e em Luanda, na Angola, mas nunca abandonou a arte. E foi durante uma de suas apresentações, no aniversário do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que ela reivindicou a oportunidade de aprimorar a arte teatral em Portugal, o que lhe foi concedido pelo presidente na forma de uma bolsa de estudos. Está concluindo o curso e vai retornar a Angola, onde pretende dedicar-se às artes e à literatura.


A escritora angolana já tem lançados os livros Laços de Amor (poesia, 1995), Caminhos Ledos (poesia, 1996) e Nirvana (poesia, 2004), À Margem das Palavras Nuas (poesia, 2007), Fernando daqui (romance, 2007) e brevemente vai ser lançado no Canadá a obra O Guardador de Memórias.Isabel já participou do Festival Internacional Varadero em Cuba,do Festival de Teatro de Expressão Ibérica no Porto-Portugal. No Brasil já participou do Dia Internacional do Teatro na abertura do ano letivo da Escola de Comunicação e Arte da USP. E diversos festivais organizados em Angola.

Nenhum comentário: