sexta-feira, 22 de agosto de 2008


PROGRAMAÇÃO DO CINEMA LUSÓFONO

As sessões serão sempre às 18h na Sala Torquato neto no Clube dos Diários.


Dia 25 de agosto- Segunda.

Sertaõmundo de Suassuna – Piauí\Brasil

De: Douglas Machado
Tempo: 80min
Ano: 2003

SINOPSE
O decifrador de brasilidades, como já foi chamado, é um dos principais preservadores da cultura do país, alia valores mais arraigados de sua região a seu imenso arcabouço erudito e teórico. Com uma escrita que junta, a um só tempo, elementos do simbolismo, do barroco e da literatura de cordel, esse ficcionista, poeta, dramaturgo e pensador da cultura, transforma o Sertão no palco das questões humanas de qualquer lugar no mundo. O SERTÃOMUNDO DE SUASSUNA é um mergulho neste universo.

Dia 26 de agosto- terça-feira- Zambézia\Moçambique

Meu Marido está a Chegar
De: Rogério Manjate
Tempo: 20:20min
Ano:2007

SINOPSE (indisponível)


Dia 27 de agosto – Quarta-feira- Rio de Janeiro\Dili\Brasil

Timor Lorasae- O Massacre que o mundo não viu
De: Lucélia Santos
Tempo: 75min
Ano: 2001

SINOPSE
Três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa em 1975, Timor Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos mais cruéis massacres do século XX. O povo timorense resistiu bravamente às atrocidades cometidas pelo governo indonésio, ignoradas pela opinião pública internacional. Um terço da população foi assassinado durante sua luta pela independência. E após o povo timorense ter finalmente confirmado sua soberania num plebiscito supervisionado pela ONU em 1999, as tropas indonésias deixaram sua última marca: queimaram 90% do país. Lucélia Santos chegou ao Timor com sua equipe em 2000, um ano após a destruição, e registrou durante um mês a trágica situação do povo maubere. "Timor Leste - O Massacre que o mundo não viu" conta toda essa história, mostra a realidade de Timor Leste e a esperança de seu povo por um futuro melhor.


Dia 28 de agosto – Quinta-feira

O Testamento do Sr. Nepomuceno – Cabo Verde
De: Francisco Manso
Tempo:75min
Ano:1997

SINOPSE
Numa narrativa abarcante, o escritor cabo-verdiano Germano Almeida nos apresenta os mundos paralelos, as hipocrisias sociais, a ingratidão e a luta desesperada do menino de pés descalços que vai para São Vicente fazer a vida, enriquece e, apesar de suas conquistas, passa a vida no limbo das classes sociais sem reconhecer a sua origem no pobre menino oriundo de São Nicolau ou ser aceito pela elite local nos clubes aristocráticos.

Dia 29 de agosto – Sexta –Feira- Brasil

Ó Pai ó
Monique Gardenberg
Tempo: 98min
Ano:2007

SINOPSE



Acompanhe a vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, o coração de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, tipos curiosos sobrevivem à custa de muita criatividade, ironia, sensualidade e música.


Dia 30 de agosto – Sábado

Recordação da Casa Amarela- Lisboa –Portugal
De: João César Monteiro
Ano:1989
Tempo:120 min
Sinopse
Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.
Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: "Vai, e dá-lhes trabalho!".
E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...

Nenhum comentário: