PROGRAMAÇÃO DO CINEMA LUSÓFONO
As sessões serão sempre às 18h na Sala Torquato neto no Clube dos Diários.
As sessões serão sempre às 18h na Sala Torquato neto no Clube dos Diários.
Dia 25 de agosto- Segunda.
Sertaõmundo de Suassuna – Piauí\Brasil
De: Douglas Machado
Tempo: 80min
Ano: 2003
SINOPSE
O decifrador de brasilidades, como já foi chamado, é um dos principais preservadores da cultura do país, alia valores mais arraigados de sua região a seu imenso arcabouço erudito e teórico. Com uma escrita que junta, a um só tempo, elementos do simbolismo, do barroco e da literatura de cordel, esse ficcionista, poeta, dramaturgo e pensador da cultura, transforma o Sertão no palco das questões humanas de qualquer lugar no mundo. O SERTÃOMUNDO DE SUASSUNA é um mergulho neste universo.
Dia 26 de agosto- terça-feira- Zambézia\Moçambique
Meu Marido está a Chegar
De: Rogério Manjate
Tempo: 20:20min
Ano:2007
SINOPSE (indisponível)
Dia 27 de agosto – Quarta-feira- Rio de Janeiro\Dili\Brasil
Timor Lorasae- O Massacre que o mundo não viu
De: Lucélia Santos
Tempo: 75min
Ano: 2001
SINOPSE
Três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa em 1975, Timor Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos mais cruéis massacres do século XX. O povo timorense resistiu bravamente às atrocidades cometidas pelo governo indonésio, ignoradas pela opinião pública internacional. Um terço da população foi assassinado durante sua luta pela independência. E após o povo timorense ter finalmente confirmado sua soberania num plebiscito supervisionado pela ONU em 1999, as tropas indonésias deixaram sua última marca: queimaram 90% do país. Lucélia Santos chegou ao Timor com sua equipe em 2000, um ano após a destruição, e registrou durante um mês a trágica situação do povo maubere. "Timor Leste - O Massacre que o mundo não viu" conta toda essa história, mostra a realidade de Timor Leste e a esperança de seu povo por um futuro melhor.
Dia 28 de agosto – Quinta-feira
O Testamento do Sr. Nepomuceno – Cabo Verde
De: Francisco Manso
Tempo:75min
Ano:1997
SINOPSE
Numa narrativa abarcante, o escritor cabo-verdiano Germano Almeida nos apresenta os mundos paralelos, as hipocrisias sociais, a ingratidão e a luta desesperada do menino de pés descalços que vai para São Vicente fazer a vida, enriquece e, apesar de suas conquistas, passa a vida no limbo das classes sociais sem reconhecer a sua origem no pobre menino oriundo de São Nicolau ou ser aceito pela elite local nos clubes aristocráticos.
Dia 29 de agosto – Sexta –Feira- Brasil
Ó Pai ó
Monique Gardenberg
Tempo: 98min
Ano:2007
SINOPSE
Acompanhe a vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, o coração de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, tipos curiosos sobrevivem à custa de muita criatividade, ironia, sensualidade e música.
Dia 30 de agosto – Sábado
Recordação da Casa Amarela- Lisboa –Portugal
De: João César Monteiro
Ano:1989
Tempo:120 min
Sinopse
Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.
Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: "Vai, e dá-lhes trabalho!".
E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário