terça-feira, 12 de agosto de 2008


Músico, Lirinha do Cordel do Fogo Encantado se apresenta como ator no Festival Lusófono


O cantor pernambucano se revela nos palcos do Teatro 04 de Setembro


José Paes de Lira – Lirinha – o cantor e compositor pernambucano mostra sua habilidade nas artes cênicas no dia 28 de agosto próximo, às 21 hoaras no Theatro 04 de Setembro dentro Festival de Teatro Lusófono promovido pelo Grupo Harém de Teatro na Cidade de Teresina/Piauí/Brasil.


Há nove anos surgia na na cidade de Arcoverde, no semi-árido de Pernambuco, o grupo musical Cordel do Fogo Encantado.dominando grande parte da juventude pela mistura de seus ritmos o grupo hoje é referência principalmente entre os universitários. O que marca nas apresnetações do Cordel é a teatralidade de Lirinha.


Lirinha hoje com uma barba como a de Antônio Conselheiro protagoniza sua primeira peça, Mercadorias e Futuro (que escreveu e co-dirige ao lado da mulher, a atriz Leandra Leal). No monólogo dramático, ele é um vendedor que faz propaganda de um livro sobre profecias. Lirovsky é um vendedor de livros e personagem-condutor deste solo teatral. Na verdade ele não é apenas um simples vendedor. É um comerciante de registros proféticos, mercador, rastreador de pistas, pesquisador, inventor de máquinas, e possuidor do dom de estudar, decifrar e narra mensagens que prenunciam o futuro.


Isso tudo resulta num espetáculo dinâmico, repleto de referências poéticas tradicionais e contemporâneas, que estabelece um elo entre o arcaísmo das feiras livres e o esbanjamento tecnológico que sustenta os negócios virtuais das bolsas de valores de mercadorias e futuro.

Nenhum comentário: