terça-feira, 12 de agosto de 2008

Festival de Teatro Lusófono reúne 06 países de Língua Portuguesa




Moçambique, Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil vivenciarão as artes cênicas em Teresina/Piauí/Brasil de 24 a 30 de agosto de 2008

O 1º Festival de Teatro Lusófono na cidade de Teresina tem como ponto de partida, um avanço no sentido de atingir um intercâmbio continuado e sistemático, através do desenvolvimento de um projeto que na globalidade da sua atuação, aponta para a aproximação produtiva entre criadores, práticos, produtores e investigadores que utilizam o teatro de língua portuguesa.



O teatro, por sua vez, exige e dá o exemplo. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP é uma parceira e não pode prescindir, na sua construção coletiva, de uma comunidade artística capaz de fazer circular idéias, emoções e afetos, relativizar incompreensões históricas em face de urgência do presente e conceder à língua uma utilidade singular formadora de identidade.




Lusofonia - é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São tomé e Princípe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Este longo processo histórico tem como consequência, na atualidade, uma identidade cultural partilhada por países, unidos por um passado vivido em comum e por uma língua que, enriquecida na sua diversidade, se reconhece como una e que com os respectivos núcleos de emigrantes, fazem do idioma português uma das línguas mais faladas do mundo, constituindo uma comunidade de cerca de duzentos milhões de pessoas.
Foto: José Celso Martinez, que ministrará Palestra-Espetáculo "50 Anos do Teatro Oficina" durante o Festival.

Um comentário:

Eduardo Rodrigues disse...

Queria saber como faço pra saber a programação geral do festival, de seus trabalhos e dos espetaculos q vao se apresentar...???